Verbetes | Capelas Coloniais | Na Estrada Real: Caminho do Ouro | Século XVIII
-
Localização: município de Cunha Erigida: 1837 Designação original: Capela de Nossa Senhora da Lapa Situação atual: demolida Contexto histórico: construída ao longo do Caminho do Ouro. A Igreja de Nossa Senhora da Lapa de Cunha foi construída pelo Comendador Antonio José de Macedo Sampaio e sua esposa Dona Maria Francisca de Novaes Fonseca. A benção do templo se deu com grande solenidade e pompa, em 06 de agosto de 1837. Conhecida como Capela da Lapa, não era um templo religioso rico em adornos, mas tinha o seu interior ornado com beleza e simplicidade. Suas torres eram bem altas e centrais... (Leia Mais)
-
Localização: município de São Luis do Paraitinga. Erigida: 1809. Designação original: Capela de Nossa Senhora das Mercês. Designação atual: Capela das Mercês. Contexto histórico: construída em “via transversal”; restaurada em 2011 A capela de Nossa Senhora das Mercês foi edificada em São Luiz do Paraitinga no início do século XIX. Sua existência foi documentada numa história manuscrita, de autor desconhecido, que existe no Museu de São Luís do Paraitinga sob o título: “Relato da História de São Luís do Paraitinga de 1686 a 1913”. No capítulo — Edifícios — se lê: “Capella das Mercês — Em 1808 chegaram a... (Leia Mais)
-
Localização: Paraty Erigida: 1800 Designação original: Capela de N. S. das Dores Designação atual: Igreja de N. S. das Dores, Capela das Dores ou Capelinha. Capela Nossa Senhora das dores. Foto: Mapa de Cultura RJ. A capela de Nossa Senhora das Dores começou a ser construída em 1800 pelo Padre Antônio Xavier da Silva Braga, com a ajuda de alguns devotos. Era a igreja frequentada pela elite branca de Paraty. Porém, até 1820 ainda não havia sido concluída a obra. A sua planta segue esquema do século XVIII, com nave única e dois corredores laterais de acesso à sacristia. As... (Leia Mais)
-
Localização: Município de Cunha Erigida: 1793 Designação original: Igreja do Rosário Designação atual: Igreja do Rosário e de São Benedito Contexto histórico: construída ao longo da Estrada Real: Caminho do Ouro Igreja do Rosário e de São Benedito. Foto: Miguel Schincariol. Banco de Imagens do Estado de SP. A Igreja do Rosário foi construída a partir do ano de 1793, conforme data gravada em seu frontispício, tendo sido benzido o altar mor em 1804. Em 1855 foi solicitado pela Câmara Municipal de Cunha ajuda a Assembleia Provincial para reforma da Igreja alegando que “o templo do Rosário estão quase... (Leia Mais)
-
Localização: município do Potim. Erigida: 1772 Designação original: Capela do Senhor Bom Jesus das Canas do Ribeirão do Potim Designação atual: Matriz do Bom Jesus do Potim Matriz do Bom Jesus do Potim. Foto: Arquidiocese de Aparecida. A capela foi construída por Miguel Corrêa dos Ouros, antigo proprietário de terras onde hoje é o centro de Potim. Ele possuía em sua casa uma imagem do Senhor Bom Jesus, que tinha fama de milagroso. Com a devida licença ao bispo fez a doação de terras necessárias para a constituição do patrimônio santo, como era costume na época. O terreno tinha cem... (Leia Mais)
-
Localização: Paraty – Paraty-Mirim Erigida: 1757 Designação original: Capela de N. S. da Conceição Designação atual: Igreja de N. S. da Conceição Contexto histórico: construída no entorno da Estrada Real Caminho do Ouro. A capela é de construção térrea, de linha simples e possui a fachada voltada para o mar. Fica localizada em Paraty-Mirim, 3º Distrito do Município, a 27km do Centro Histórico e a foi a primeira construção religiosa no entorno de Paraty. Ela foi construída no ano de 1757, com apenas um altar dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Não apresenta torre e o espaço para o sino... (Leia Mais)
-
Localização: Taubaté Erigida: 1757 Designação original: Capela de N. S. da Piedade Designação atual: não mais existente Contexto histórico: Capela tradicional do “Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho” A capela da Piedade foi construída na primeira metade do século XVIII, coberta de palha, próxima às margens do ribeirão do Judeu. A provisão foi passada em 7 de fevereiro de 1753, mas quatro anos depois o pequeno templo ainda estava sendo construído. Em 1757, assim foi descrita pelo vigário de Taubaté, padre João de Bessa Passos: “A capela de Nossa Senhora da Piedade tem as paredes de taipa de pilão; não... (Leia Mais)
-
Localização: Taubaté Erigida: 1748 Designação original: Capela de N. S. do Pilar Designação atual: Museu de arte sacra de Taubaté. Contexto histórico: capela que apresenta estilo arquitetônico com as características do colonial mineiro. Capela do Pilar, Taubaté. Fonte: guiataubate.com.br A Capela de N. S. do Pilar foi construída entre os anos de 1748 a 1760 pelo taubateano Timóteo Correa de Toledo, após ter sido atendido sua petição datada de 1744, onde declarava ser filho legítimo de cristãos velhos e por ser devoto de N. S. do Pilar havia decidido difundir seu culto em Taubaté. Em 1747 foi lhe concedido o... (Leia Mais)
-
Localização: Aparecida Erigida: 1745 Designação original: Capela de Nossa Senhora Aparecida Designação atual: Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Contexto histórico: capela construída ao longo do Caminho do Ouro para receber os devotos de Nossa Senhora Capela de Aparecida (Morro dos Coqueiros), inaugurada em 26/07/1745. Concepção arquitetônica baseada no estilo barroco da época.(Fonte, O Santuário, 2005) A capela de Nossa Senhora Aparecida, atual Basílica Velha foi construída pelos devotos com licença obtida pelo Pe. José Alves Vilella no alto do morro dos coqueiros em Aparecida. Ela recebeu a bênção no dia 26 de julho de 1745, 28 anos depois do... (Leia Mais)
-
Localização: município de Cunha Erigida: 1736 Designação original: Capela de Sant’Ana do Paraitinga Contexto histórico: construída ao longo do Caminho do Ouro. A Capela de Nossa Senhora Sant’Ana do Paraitinga foi construída entre os anos de 1736-1740, quando foi criada a Capela de Nossa Senhora Sant’Ana do Paraitinga. Ela ficava localizada no topo de um morro sereno e aprazível, no bairro do Campo Belo, à frente da várzea do Rio Paraitinga. A sua construção foi realmente suntuosa para um templo religioso da zona rural. Isso é devido à abastança econômica e o nível social elevado dos primeiros moradores dessa região.... (Leia Mais)
-
Localização: município de Cunha Erigida: 1731 Designação original: Capela de Nossa Senhora da Conceição Designação atual: Matriz de Nossa Senhora da Conceição Contexto histórico: construída ao longo do Caminho do Ouro A Capela de N. S. da Conceição começou a ser construída no ano de 1730 e foi concluída em 1731, no bairro do Facão, um dos mais antigos da região e que deu origem à cidade de Cunha. Foi construída perpendicularmente ao trajeto do Caminho do Ouro, hoje rua principal da cidade. Igreja de N.S. Da Conceição. Foto: Consuelo Lima – Flickr A imagem da padroeira foi trazida por... (Leia Mais)
-
Localização: município de Cunha Erigida: 1730 Designação original: Capela do Lava-pés Contexto histórico: construída ao longo do Caminho do Ouro A capelinha do Lava-pés foi construída antes do ano de 1730 nas proximidades do ribeirão do mesmo nome, ao lado da atual cidade de Cunha. Ela abrigou a imagem de N. S. da Conceição antes da mesma ir para a igreja construída para seu culto e veneração, a qual tornou-se igreja Matriz da cidade. Para saber mais: – SODERO TOLEDO, F. Estrada Real: O Caminho do Ouro. In Estrada Real: Caminho do Ouro de Fábio Sanches, Francisco Sodero e... (Leia Mais)
-
Localização: município de Jacareí Erigida: 1728 Designação original: Capela do Avareí Designação atual: Igreja do Avareí Contexto histórico: construída ao longo do Caminho Velho dos Paulistas Igreja do Avareí A Capela do Avareí foi construída no ano de 1728, no local de origem do arraial. A data está gravada no Cruzeiro de madeira de seu pátio e é considerada a igreja mais antiga da cidade. A capela Avareí após sofrer inúmeras intervenções é uma igreja de proporções pequenas. Tem porta no estilo barroco e um retábulo simples nas linhas que denunciam a arte setecentista. O retrato tem 4 falsas... (Leia Mais)
-
Localização: Paraty Erigida: 1725 Designação original: Capela de Nossa Senhora do Rosário Designação atual: Igreja do Rosário Contexto histórico: construída para abrigar os homens pretos. A capela de Nossa Senhora do Rosário começou a ser construída em 1725 pelos irmãos Manuel e Pedro Ferreira dos Santos com a ajuda de escravos. Em 1757 foi totalmente reedificada. No final do século XIX a igreja ganhou uma torre sineira. Durante o século XIX passou por outras reformas, sendo as principais realizadas durante os anos de 1852 e de 1897 quando foram concluídos novos “aformaseamentos” na Capela, com o douramento do altar de... (Leia Mais)
-
Localização: município de Cunha Erigida: 1724 Designação original: Capela de Jesús, Maria e Jose. Contexto histórico: construída no Bairro da Boa Vista, ao longo do Caminho do Ouro. A Capela dedicada a Jesús, Maria e José foi construída em 1724, no povoado da Boa Vista, um dos três bairros mais antigo do município de Cunha, na denominada “boca do sertão”. Ficava às margens da Estrada Real: Caminho do Ouro, logo após a subida da serra do Mar. Ela foi construída por Luiz da Silva Porto em sua fazenda e constitui um dos belos exemplares do início dos setecentos. Até a... (Leia Mais)
-
Localização: Paraty Erigida: 1722 Designação original: Capela do Menino Deus, Santa Rita e Santa Quitéria Designação atual: Igreja de Santa Rita Contexto histórico: construída no início da parte terrestre da Estrada Real: Caminho do Ouro. Igreja Santa Rita. Fonte: Instituto Brasileiro de Museus A primitiva capela foi criada sob o título de Menino Deos, Santa Rita e Santa Quitéria, pelos homens pardos libertos da Vila de Paraty, em 30 de junho de 1722. Devido às demolições da Capela de São Roque, das antigas igrejas Matriz e da igreja de Nossa Senhora do Mamanguá tornou-se a mais antiga igreja da Vila. ... (Leia Mais)
-
Localização: município de Caçapava – “Caçapava Velha” Erigida: 1705 Designação original: Capela de Nossa Senhora da Ajuda Designação atual: Igreja de Nossa Senhora da Ajuda Contexto histórico: construída em frente do Caminho Velho dos Paulistas. A Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi construída em 1705. Na construção predominavam a taipa de pilão e paredes internas de pau a pique. O Capitão Jorge Dias Velho dotou-a de patrimônio de três mil cruzados, passando a ser seu protetor e obteve licença para a celebração de missas. No ano seguinte ela e o cemitério foram benzidos, sendo então celebrada a primeira missa... (Leia Mais)
-
Localização: Lorena Erigida: 1705 Designação original: Capela de Nossa Senhora da Piedade Designação atual: Matriz de Nossa Senhora da Piedade Contexto histórico: construída ao longo do Caminho do Ouro, junto ao porto de Guaypacaré A capela de N. S. da Piedade foi erigida em 1705, próxima ao porto de Guaypacaré. “Embora não haja registros do modelo utilizado na construção da ermida, pode-se visualizar uma capela simples, em taipa e proporção pequena, sem muita simetria e humilde, talvez com poucas ou até sem janelas, conforme os costumes portugueses e da população.” (1) Como ponto de travessia para as Minas Gerais, vivendo em... (Leia Mais)
-
Localização: município de Pindamonhangaba Erigida: 1705 Designação original: Capela de Nossa Senhora do Bonsucesso Situação atual: Santuário Mariano Diocesano e Igreja Matriz de Pindamonhangaba Contexto histórico: construída ao longo do Caminho do Ouro Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso A igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso foi construída para substituir a primitiva capela de São José edificada no alto de uma colina, voltada para o Rio Paraíba do Sul que se encontrava em mau estado de conservação e havia tornado pequena para receber os5fiéis da florescente Vila Real de Pindamonhangaba. Após o término das obras a capela foi... (Leia Mais)
-
Localização : São Francisco das Chagas de Taubaté Erigida: 1700 Designação original: Capela de Nossa Senhora do Rosário de Taubaté Designação atual: Igreja de Nossa Senhora do Rosário Contexto histórico: construída no Caminho Velho dos Paulistas. Igreja do Rosário: antiga Capela dos Homens Pretos, construção em taipa-de-pilão original do início do século XVIII, depois restaurada em meados do século XX. A capela do Rosário foi construída entre os anos de 1700 a 1705 pela Irmandade de N. S. dos Homens Pretos. Em 1861 começou a ser reedificada por estar prestes a ruir. Em meados de 1879 as obras já... (Leia Mais)
-
Localização: Paraty Erigida: 1646 Designação original: Capela de N. S. dos Remédios Designação atual: Matriz de N. S. dos Remédios Contexto histórico: construída no local que deu origem à “Vila de Paraty” Matriz Nossa Senhora dos Remédios No ano de 1646, Dona Maria Jácome de Melo doou a área situada entre os rios Perequê-açu e Patitiba para a construção de um novo povoado e de uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, santa de sua devoção. Esta primeira capela, de taipa e pau a pique, com cobertura de palha, foi demolida em 1668. Em seu lugar foi construída uma... (Leia Mais)