As capelas e igrejas coloniais distribuídas ao longo dos caminhos marcam a paisagem regional, avivam a memória histórica e constituem parte significativa do patrimônio cultural. Em formato de verbetes, elas são agrupadas e apresentadas segundo o período de construção. Nesta parte, serão apresentadas as capelas coloniais construídas no Século XVIII, ao longo da Estrada Real e do Caminho Novo da Piedade
As capelas erigidas no período colonial se destacam devido ao seu significado histórico e por se representarem uma expressão viva dos primeiros séculos da formação regional. Nesta parte, serão apresentadas as capelas coloniais construídas na Estrada Real – Caminho do ouro, durante o século XVIII.
As capelas e igrejas coloniais distribuídas ao longo dos caminhos marcam a paisagem regional, avivam a memória histórica e constituem parte significativa do patrimônio cultural. Nesta parte, serão apresentadas as capelas coloniais construídas no século XVII: período de penetração e conquista do território.
Toda segunda e quarta um novo verbete. Acesse, acompanhe e compartilhe!
O cenário do Vale do Paraíba é marcado, desde tempos coloniais aos dias atuais pelo cenário natural emoldurado pelas serras do Mar e da Mantiqueira e pelo cenário cultural composto pelos caminhos e pelas capelas coloniais e pelas igrejas. As capelas e igrejas coloniais distribuídas ao longo dos caminhos marcam a paisagem regional, avivam a memória histórica e constituem parte significativa do patrimônio cultural. Entre elas merecem destaque as seguintes capelas coloniais, agrupadas e apresentadas segundo o período de construção, a saber: