A capela da Piedade foi construída na primeira metade do século XVIII, coberta de palha, próxima às margens do ribeirão do Judeu. A provisão foi passada em 7 de fevereiro de 1753, mas quatro anos depois o pequeno templo ainda estava sendo construído. Em 1757, assim foi descrita pelo vigário de Taubaté, padre João de Bessa Passos:
“A capela de Nossa Senhora da Piedade tem as paredes de taipa de pilão; não tem mais fábrica por se estar ainda em sua construção, por cuja causa ainda não tem ornamento, nem paramento; está distante desta freguesia 200 braças, pouco mais ou menos…” (in Ortiz, 1996,591)
Ela só foi concluída em setembro de 1866. Em 1877 a capela foi incorporada ao patrimônio do educandário de meninas, depois chamado Colégio Bom Conselho. Em fins do século XIX a capela foi demolida e foi construída a Igreja do Colégio.
Para saber mais:
ANDRADE, Antônio Carlos de Argollo e ABREU, Maria Morgado de. História de Taubaté Através de Textos. Taubaté: Prefeitura Municipal, Taubateana, no.17, 1996.
– ORTIZ, José Bernardo. São Francisco das Chagas de Taubaté. Livro 2o. – Taubaté Colonial. Taubaté: Prefeitura Municipal, Taubateana no.10,1996.