Verbetes | #capelascoloniais | São Francisco das Chagas

A capela de São Francisco das Chagas foi construída, provavelmente, em 1640, quando Jacques Felix deu início a um povoado em local mais próximo a aldeia dos indios guaianás.  “ Era um pequena igreja localizada no lugar onde hoje está a Capela dos Passos, anexa à catedral”  (Ortiz, 1996,635)   Em 1641, com o nome de São Francisco o lugarejo tinha vida ativa.  Além da igreja construída com taipa de pilão foi levantada a Cadeia e a casa do sobrado para o Conselho.  Ela data, portanto, de antes da criação da Vila em 5 de dezembro de 1645.

 

Fonte: guiamaistaubate.com.br

  • Localização : São Francisco das Chagas de Taubaté
  • Erigida: 1640
  • Designação original: Capela de São Francisco das Chagas de Taubaté
  • Designação atual: Catedral de Santo Francisco
  • Contexto histórico: construída no início da colonização da região na primeira fronteira de expansão paulista na região.

A Igreja maior, com dimensões aproximadas da catedral de hoje e com a mesma localização, foi erigida posteriormente.  Começou a ser edificada ainda no final do seiscentismo ou no início do século XVIII e foi concluída por volta de 1800.

Durante os séculos XIX e XX a igreja passou por diversas reformas e reparos que não alteraram sua arquitetura original. “Embora, mantidas externamente as linhas primitivas, seu interior perdeu todo o caráter colonial, permanecendo apenas o retábulo do altar mor, com ricos lavores e ornatos em madeira entalhada, o mesmo que lá existe até hoje”  (Ortiz, 1996, 653)

Entre as reformas ocorridas, foram feitas à substituição do assoalho por piso frio, o forro de madeira por estuque, colocação de vitrais, além da imagem de São Francisco das Chagas em tamanho natural colocada em cima de uma tribuna construída na fachada principal.

Uma parte das talhas dos antigos retábulos dos altares laterais da velha matriz pertence hoje ao Museu de Arte Sacra de Taubaté.

 

Para saber mais:

– ANDRADE, Antônio Carlos de Argollo e ABREU, Maria Morgado de.  História de Taubaté Através de     

             Textos. Taubaté: Prefeitura Municipal, Taubateana, no.17, 1996.

– ORTIZ, José Bernardo.  São Francisco das Chagas de Taubaté. Livro 2o. – Taubaté Colonial.  Taubaté:

Prefeitura Municipal, Taubateana no.10,1996.

http://www.catedraltaubate.com.br