#verbetes | Capelas Coloniais | Capela de N. S. da Conceição de Jacareí

  • Localização: município de Jacarei.
  • Erigida: 1654
  • Designação original: Capela de N. S. da Conceição
  • Designação atual: Igreja Matriz de N. S. da Conceição.
  • Contexto histórico: construída ao longo do Caminho Velho dos Paulistas.

A primeira capela dedicada a N. S. da Conceição em Jacareí foi construída por volta do ano de 1654.  Mais tarde, no início do século XVIII uma nova capela foi erguida no entorno desta.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Jacareí na atualidade.

O atual templo, em estilo neo-clássico  foi construído com paredes de taipa de pilão, em estilo barroco luso-brasileiro.  Nele existiam cinco altares de madeira, com relevo folhado a ouro, dos quais permaneceram quatro.

Passou diversas reformas e intervenções durante o século XIX.  O altar-mór foi substituído pelo atual, de mármore.  Sobre o arco que separa o presbitério da nave central, encontra-se, bem visível, o Brasão do Império, com a coroa imperial e os ramos de café e de fumo, duas riquezas daquela época e por trás dele as bandeiras do Vaticano e do Brasil.

O viajante português Augusto Emílio Zaluar ao passar por Jacareí no início dos anos de 1860 deixou registrado a importância do templo ao escrever que:

“O que mais notável salta à vista a quem, passando algumas poucas ruas, entra no largo principal, é a magnifica matriz, acabada de reparar e aumentar de novo, e que em grandeza e gosto arquitetônico tem, depois de Pindamonhangaba, o primeiro lugar entre as do norte da província,…”  ( Zaluar, p. 113)

A Capela do Santíssimo Sacramento da igreja matriz tem as paredes e teto artisticamente pintados, os vitrais com motivos eucarísticos, o altar e um belíssimo do Coração de Jesus, com muitos anjos, alguns em atitude de adoração, formam carinhosamente o local onde se encontra Jesus Sacramentado, em um belíssimo sacrário. A igreja possui duas torres para sinos. Havia um sino grande em uma das torres e sinos pequenos na outra.

 

A Matriz em Reforma no ano de 1939. Fonte: umaszona.blogspot.com

 

Para saber mais:

– Nossa Senhora da Conceição de Jacarehy. Ed: Indústrias de Papel Simão S.A. Ano: 1990. Páginas 61 e 63.

– CAPELLI, Maria José de Araújo Boletim Informativo da Paróquia Imaculada Conceição. s/d

ZALUAR, Augusto – Emílio. Peregrinação pela Província de São Paulo (1860 – 1861). São Paulo: Livraria Martins Editora, 1952.

http://www.imaculadajacarei.org.br/newsite/?page_id=32

http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/tecno_v_artebrasileira.html