4 de julho de 2018
A capela de N. S. da Ajuda foi construída em 1682, em uma colina, às margens do Rio Paraíba do Sul. É uma das construções coloniais mais antigas do Estado de São Paulo.
Em 24 de setembro de 1984 a capela foi tombada como monumento de interesse histórico. Como consta do Tombo Histórico (inscrição nº 233, p. 63 e 64, 20/1/1987):
”A Igreja Nossa Senhora da Ajuda foi edificada na zona rural de Mogi das Cruzes, junto ao Rio Paraíba e mais tarde passou a pertencer à jurisdição de Guararema. Sua construção se deu por volta de 1700, por Manoel Pinto do Rego. Atendia aos fiéis das fazendas mais próximas e foi também utilizada como cemitério. No século XIX, a antiga capela foi reformada e ampliada. Trata-se de uma construção em taipa de pilão e cobertura com telhas do tipo capa e canal. A sua planta é retangular, de nave única, ladeada por dois cômodos, com acessos voltados para o exterior. A pintura do forro, em madeira, da capela-mor foi executada pelo artista sacro José Benedito da Cruz, em 1927. Em seu interior, encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Ajuda, em madeira policromada, de origem portuguesa, datando do século XVIII. Localizada no topo de uma colina, o acesso se faz através de uma longa escadaria.”
Para saber mais:
– Processo de tombamento. In :