A capela de Nossa Senhora do Rosário começou a ser construída em 1725 pelos irmãos Manuel e Pedro Ferreira dos Santos com a ajuda de escravos.
Em 1757 foi totalmente reedificada. No final do século XIX a igreja ganhou uma torre sineira. Durante o século XIX passou por outras reformas, sendo as principais realizadas durante os anos de 1852 e de 1897 quando foram concluídos novos “aformaseamentos” na Capela, com o douramento do altar de São Benedito e elevação de uma torre, ficando a igreja tal como hoje se encontra.
A sua planta é comum às igrejas do século XVIII. A fachada é rústica, do mesmo gênero das capelas mineiras: com uma porta e duas janelas no coro, óculo no frontão triangular encimado por uma cruz. Possui vergas em arco de círculo, características do século XVIII, com sineira lateral (2 sinos) e o púlpito com base em pedra. Nos cunhais, lampiões encimados por uma cruz. Destaque para o retábulo em madeira entalhada e adorno em forma de abacaxi que sustenta o lustre central, descrito como uma ” tropicalização “de elementos decorativos europeus (como cachos de uva, folhas de parreira, etc). O conjunto dos altares laterais é a mais importante talha das igrejas de Paraty.
Para saber mais:
– MAIA, Thereza Regina de C. Paraty, religião e folclore. São Paulo: Editora Nacional, 1974.
– http://www.paraty.tur.br/historia/monumentosreligiosos.php
– http://www.igrejaparati.com.br
–http://www.paratyvirtual.com.br