A igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso foi construída para substituir a primitiva capela de São José edificada no alto de uma colina, voltada para o Rio Paraíba do Sul que se encontrava em mau estado de conservação e havia tornado pequena para receber os5fiéis da florescente Vila Real de Pindamonhangaba. Após o término das obras a capela foi inaugurada em 26 de julho de 1707 sob a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso, no local onde se encontra hoje a Igreja Matriz.
No ano de 1841 a igreja primitiva foi totalmente reedificada. Em 1849 foi novamente reformada e sua fachada ganhou o aspecto atual. O novo templo foi inaugurado em 1853. Parte das colunas e frontão tem estilo gótico e o restante tem estilo romano. O interior é ricamente ornamentado por vários altares e uma pia batismal. No Altar Mor venera-se a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da cidade. A bela pintura do teto e porte posterior da nave central é obra do artista Antonio Limones.
No ano 1852 atendendo a uma portaria enviada pelo presidente da Província de São Paulo o fabriqueiro da Igreja (o responsável pela mesma) enviou a seguinte relação de seus bens com a descrição de todos os objetos pertencentes à igreja Matriz de Pindamonhangaba e também informações sobre as rendas e despesas da referida igreja:
“Uma coroa de ouro da Padroeira; um resplendor do Senhor Menino; seis castiçais grandes, de prata; uma rica custódia de prata com dois pés, um do trono e outro do altar; um caixilho de prata; uma chave de prata, do sacrário; um órgão pequeno (desmanchado); uma lâmpada de prata usada e desmanchada; três cruzes de prata; um vaso de prata de comunhão; um turíbulo e naveta de prata; quatro cálices, um dourado e outros de prata com patenas e colheres; um ornamento branco usado, com todos os seus os pertences, para missa cantada e solene; uma capa de asperge, rica, branca, usada, com galão de ouro e de damasco.
E ainda: …uma casula branca e vermelha; duas casulas roxas e verdes, com todo os seus pertences;um pálio branco e ainda em bom uso; um pálio vermelho, usado; um pálio roxo, usado; um guião; uma casula branca e vermelha, velhas; uma cortina da boca do trono, vermelha, sendo duas velhas e as outras mais novas; seis cortinas de damasco, vermelhas; uma caixa dos santos óleos de estanho; uma âmbula dourada; dois espelhos ordinários; oito toalhas lisas; dois lençóis, um de bertanha e o outro de linho; duas toalhas de comunhão; um véu de ombro; duas sobpeliz redondas; um ferro de fazer partículas; uma tesoura de aparar; quatro missais; um cortinado que se acha no sacrário com cruz de pau dourado..
E, concluindo: …dois pares de castiçais de prata, pequenos; um ornamento completo de branco e vermelho; um colar de ouro da Senhora do Bom Sucesso; um cordão de ouro da Senhora do Bom Sucesso.
Sobre as rendas da Matriz o fabriqueiro relatou que em 1850 havia sido de 77$240 réis e, em 1851, de 115$040 réis, explicando que o rendimento da igreja era de somente 320 réis, valor que se cobrava por sepultura (os mortos eram sepultados nas igrejas) e que, por isso, tal rendimento dependia da mortandade.” (In Altair Fernandes)
Novas reformas foram se sucedendo: em 1890 foi realizada a reforma do interior do templo; em 1891 foram colocadas as grades fronteiriças e foram calçadas de mármore o adro da igreja. Em 1909 foi realizada nova reforma. Em dia 15 de outubro de 1910 o templo foi reinaugurado com grandes festividades.
Em 1926 foi a vez da reedificação do seu presbitério. Em 1941 foi inaugurado o piso de ladrilhos, substituído o madeiramento anterior, bem como as barras de granilito que protege as paredes laterais e a Mesa da Sagrada Comunhão. Em 1960 foi finalizada a reforma interna com a colocação de painéis litúrgicos. E, em 1964 foi inaugurado o órgão de tubos.
A igreja apresenta fachada majestosa de frontão em estilo neoclássico, ornamentada com elegantes colunas dóricas e torres marchetadas com azulejo português do século XVII, com acesso em três imponentes portas, que lembram as virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade. A porta central apresenta a inscrição “Domus mea domus oriationis” e as portas laterais apresentam vitrôs representando São Paulo e São Pedro. Em seu interior encontram-se a tradicional Capela do Santíssimo (esquerda) e do Imaculado Coração de Maria (direita), bem como diversos altares e imagens. Na nave maior e central, localiza-se na parte alta o altar da Padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso, a frente de um grande retábulo em azulejo colonial português, realçando três nichos em alvenaria com as imagens de São José e São Joaquim e o teto central ornamentado com painel em invocação a Nossa Senhora Auxiliadora. O conjunto arquitetônico e artístico é coroado em seu teto de berço apresentando quatro clarabóias com vitrais retratando importantes símbolos eucarísticos e painéis mostrando a Criação do Mundo, a Anunciação, a Crucificação e a Ressurreição.
Em 24 de junho de 1988 o templo foi elevado à categoria de Santuário Mariano Diocesano.
Posteriormente ocorreram novas reformas no templo: em 1992 sofreu reforma e pintura externa de toda a Igreja; em 2008 foi feita nova obra de reforma externa do Santuário com realização de pintura externa e troca de todo o telhado do templo religioso, que foi substituído por telhas de silicone com melhor qualidade e duração. Portas e batentes também foram restaurados e depois pintados.
Para saber mais:
Referências:
– FERNANDES, Altair. Histórias e Causos de Pindamonhangaba. In http://204.16.2.187/historiasecausos/textos.asp?artigo=58. Obtido em setembro de 2011.
– SODERO TOLEDO, F. Estrada Real: O Caminho do Ouro. In Estrada Real: Caminho do Ouro de Fábio Sanches, Francisco Sodero e Henrique Alckimin. Lorena, 2006.
-Tribuna do Norte Net
– www.SantuarioMarianoPinda.com.br