Vídeo | Entenda o segundo capítulo do livro “Tempo de Movimento” – O Paulista

O segundo capítulo do livro “Tempo de Movimento” busca acompanhar a marcha dos colonos europeus do litoral para o planalto de Piratininga.

O estudo procura apontar os acontecimentos e os fatos mais importantes que ocorreram nesta nova vila fixada no interior do país. Nele enfatiza a formação da Vila de São Paulo de Piratininga, (1560-1590) com feições próprias, singulares e originais no contexto colonial brasileiro e as particularidades de seu cotidiano que resulta na formação do “paulista”.

+ Confira os capítulos do livro “Tempo de Movimento” 

Trata ainda do encontro e do desencontro dos colonos com os povos autóctones, a mestiçagem e a aculturação decorrentes que dão origem ao mameluco, “o homem sem mãe”. Salienta ainda a presença dos jesuítas e da Câmara Municipal como expoentes da vila no primeiro século de sua existência.

Bem como trato da gestação do catolicismo paulista. Por fim, conclui que com o movimento incessante ocorre a abertura de novos caminhos e a vila de São Paulo se transforma em uma nova fronteira no processo de colonização portuguesa e acaba se tornando um polo de expansão para o interior do país.