Nenhuma das inúmeras biografias de Euclydes da Cunha menciona a época em que Euclydes da Cunha morou no Vale do Paraíba.” É o que afirma o historiador Francisco Sodero, autor da obra “Doutor Euclydes, lançada pela Uka Editorial.

O livro apresenta cartas, fotografias, relatos sobre o escritor e a sua rotina no período em viveu na cidade de Lorena, região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

 

Doutor Euclydes – A transformação de um obscuro engenheiro no consagrado escritor Euclydes da Cunha – Francisco Sodero – Uka Editorial

Contextualizando com a história do Vale do Paraíba da época, o historiador coloca-nos diante do momento crucial da vida do consagrado escritor: a expectativa pela publicação de Os Sertões, obra que o torna um dos mais importantes representantes da literatura nacional.

Em suas viagens pelo Vale, teve contato com uma sociedade rural, conviveu e constatou uma ruinaria humana maior do que a ruinaria dos cafezais (o vale do café passava por sua decadência econômica e social). Os escritos dessa época são reveladores da sua capacidade de expressão, na força da sua expressão literária e na identificação com as camadas marginalizadas da população.

– Confira o vídeo com trecho do livro:

Livro: Doutor Euclydes – A transformação de um obscuro engenheiro no consagrado escritor Euclydes da Cunha – Francisco Sodero – Uka Editorial

Vendas: livrariadovale.com