Estudo | Cultura e educação: pontos para reflexão

“A atual necessidade da afirmação cultural exige a adequação de projetos, currículos e programas escolares com a finalidade de favorecer a afirmação da identidade cultural, na diversidade e pluralidade apresentada pelas comunidades onde se encontram inseridas.”

Por longo tempo, o olhar sobre as questões culturais girou em torno de uma ideia central: a cultura europeia é a única. Ela se identificava com a cultura universal, sendo as outras, popular, tradicional, folclórica, apenas particulares. Somente a partir do século passado, notadamente no pós-guerra, surgem reações a esta visão eurocêntrica do mundo e da cultura. Tinha início à busca da identidade dos povos.

A questão cultural será tratada nesta breve exposição como um objeto a ser repensado de forma integrada com os outros setores da sociedade e encarnada na realidade social, capaz de orientar e dar sentido à cadência da vida. Como algo que possa contribuir e incentivar os homens na busca da felicidade.
Pretende-se enfatizar a importância da tradição e dos valores oriundos do passado. Mas, defender a ideia de não se permitir que o passado atrapalhe ou mesmo impeça o desabrochar da dinâmica cultural no presente e, ao mesmo tempo, garantir que ele seja incorporado ao futuro.

+ Baixe o estudo completo