19 de junho de 2019
A capela do Senhor Bom Jesús da Cana Verde foi construída e dotada de Patrimônio Religioso em 1784. Ficava localizada à beira do Rio Paraíba, na sua margem esquerda, no alto do declive de uma colina, próximo ao Porto da Cachoeira. No lugar de passagem para os que vinham ou iam para Minas Gerais.
Em 1817 Thomás Ender, membro da expedição austríaca ao passar pelo local retratou a paisagem, em magnífica aquarela como pode se observar acima, assinalando a presença de um dos membros da comissão sentado à beira do rio, da balsa empregada para a travessia de pessoas e mercadorias e a capela no alto da colina.
Em 1822 Saint-Hilaire que registra haver no local “uma dezena de casas… algumas lojas e vários ranchos.” E, comovido com a paisagem deixou escrito que:
“É difícil ver-se algo mais bonito do que a posição do Porto da Cachoeira. O Paraiba corre com lentidão e majestade… avista-se ao longe a Serra da Mantiqueira, cortada por imensas florestas e a gente não pode cansar-se de contemplar uma paisagem que tem, ao mesmo tempo, algo risonho e magestoso”
Para saber mais:
– SODERO TOLEDO, F. Estrada Real: Caminho Novo da Piedade. Campinas: Editora Alínea, 2009.